BIOSOLUTIONS
Como posso saber se sou ou não infértil?
Muitos casais passam por uma grande frustração quando não conseguem ter um filho e muitas vezes nem sabem porquê. A verdade é que a infertilidade atinge cerca de 40% dos casais (segundo os dados da OMS- Organização Mundial da Saúde). Felizmente, hoje em dia, já conseguimos identificar os problemas que podem estar por detrás da infertilidade, tudo isto graças a inúmeros exames e consultas .
Exames para o casal
Os exames para casais consistem em consultas onde o par, homem e mulher, é avaliado como um conjunto. Primeiramente, é feito o historial clínico do casal, de forma a descobrir as razões pelas quais o casal não consegue conceber, onde o médico analisa principalmente os seguintes fatores:
-
Há quanto tempo o casal está a tentar engravidar;
-
Se já tem algum filho;
-
Se já tiverem algum tipo de tratamentos e cirurgias no sentido de solucionar esse problema;
-
Frequência com que o casal procede ao ato sexual;
-
Histórico de infeções urinárias e genitais.
Um segundo método usado é em que o médico analisa a fisionomia dos órgãos sexuais, tanto do homem, como da mulher. Por fim, o último método consiste numa avaliação hormonal, a qual é feita através de um exame ao sangue, avaliando os níveis das hormonas sexuais do homem e da mulher, tais como: estrogénio, progesterona, hormonas da tiróide e a prolactina.
Exames de infertilidade feminina
Assim como existem exames específicos para descobrir a infertilidade masculina, também existem técnicas para o caso femino:
3.Laparoscopia
Por fim, é a laparoscopia, procedimento que consiste em identificar intensidade dos problemas nas trompas interinas e assim indicar um tratamento correto para que, posteriomente, as mulheres consigam engravidar mais facilmente.
Exames de fertilidade masculina
Além dos exames gerais de casal, é necessário que os homens façam exames específicos. Alguns dos exames mais tradicionais são:
1.Ultrassonografia dos testículos
Neste exame, o médico avalia a saúde dos testículos dos homens, vendo se não há nenhum problema como quistos ou tumores.
2.Espermograma
Nos espermogramas, é captado a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos.

3. Biópsia do testículo
Por fim, uma última forma de testar a fertilidade masculina é através de uma biópsia do testículo, onde se avalia se os espermatozoides são bem formados e se existe algum problema em relação à ejaculação.
1.Ultrassom transvaginal
Uma maneira de descobrir se uma mulher é infértil é através de um ultrassom transvaginal, onde se consegue perceber a presença de quistos nos ovários, endometriose e inflamações no útero.
2.Histerossalpingografia
Outro exame de fertilidade muito comum feito é a histerossalpingografia, na qual é possível detectar fatores como trompas obstruídas, endometriose e alterações graves no útero.
