top of page

Gravidez indesejada

Num caso de gravidez indesejada, é aconselhável fazer uma reflexão com o parceiro, recorrendo sempre que possível a uma consulta de planeamento familiar. Caso sejam menores, deve-se contar com os pais ou outros adultos de confiança. Ter um filho envolve toda uma toma consciente de decisões, que podem ter repercussões inimagináveis na vida dos pais. As decisões devem ser tomadas em conjunto, e devem ser bem pensadas, visto que se está a discutir a vida de um potencial novo ser humano, o que faz este tema bastante polémico, tendo em conta todas as questões éticas.

Quais as soluções possíveis para uma gravidez indesejada? 

  • Prosseguir com a gravidez: é a solução mais trabalhosa, visto que consiste em ter a criança e criá-la. Ao início, esta solução pode parecer difícil, mas tal pode ser ultrapassado atraves de consultas de planeamento familiar e da convivência com outras crianças. Acreditar em si próprio e pedir ajuda a outros também é uma boa forma de ganhar confiança para prosseguir com a gravidez.

  • Interrupção Voluntária: É também possível realizar um aborto, caso o casal, ou simplesmente um dos pais, não considere que prosseguir com a gravidez seja, de todo, uma solução. (Ver separador "Interrupção Voluntária" no nosso site para mais informações).

  • Adoção: é possível dar a criança para adoção. Para tal, é necessário prosseguir com a gravidez. Após o nascimento da criança, esta é levada para uma instituição de adoção. Após ser levada, já não pode ser devolvida, nem entrar em contacto com os pais biológicos.

bottom of page