top of page

Contraceção

 

Métodos Naturais

O método contracetivo natural consiste na abstinência sexual durante os períodos férteis da mulher. Para se determinar o período fértil da mulher, é necessário ter em conta vários fatores, como a viscosidade do muco cervical (muco do colo do útero) e a temperatura corporal.

- O muco cervical é de aspeto viscoso no período não fecundo. No entanto, no período fértil, este é mais fluído. É também mais transparente e mais abundante.

- Quanto à temperatura, esta é mais elevada no período fértil. A temperatura mantém-se entre os 36,6 °C e os 36,8 °C no período não fecundo, e sobe pare cerca de 37,1 °C a 37,3 °C durante o período fértil. A ovulação ocorre no último dia de "baixa temperatura".

Assim, podemos ver que, quando o ciclo menstrual é regular e equilibrado, o período fecundo situa-se entre o 10.° e o 16.° dias do ciclo, sendo o primeiro dia aquele em que inicia a menstruação. No entanto, o ciclo menstrual nem sempre é regular, o que torna estes métodos pouco fiáveis.

 

Métodos Não Naturais

 

Existem diversos mecanismos não naturais de contraceção. Estes podem ser de dois tipos: mecânicos ou químicos.

1) Métodos mecânicos:

A gravidez é um processo que ocorre naturalmente, desde que os dois parceiros tenham relações sexuais. Assim, o risco de engravidar após uma relação sexual é muito elevado. Para diminuir este risco, foram desenvolvidos aparelhos e técnicas que permitem diminuir a probabilidade de se engravidar após a relação sexual. Um destes, o preservativo, também permite que se possa ter relações sexuais sem se contraírem doenças sexualmente transmissíveis (DST). Estes métodos denominam-se métodos contracetivos. Os métodos contacetivos podem ser de duas categorias:  Naturais ou Não Naturais.

2) Métodos químicos:

 

Os métodos químicos atuam através de hormonas ou substâncias que impedem o desenvolvimento do ovócito, ou destroem um dos gâmetas.

O mais comum é a pílula. Esta aumenta o nível de progesterona e estrogénio no corpo, inibindo a libertação de LH e FSH pelo complexo hipotálamo-hipófise. Outros métodos, como o adesivo transdérmico, o anel vaginal e o implante subcutâneo, funcionam da mesma fórmula que a pílula, com a excepção de que estes são absorvidos pela pele (como um adesivo), pelas paredes vaginais (anel vaginal) e pela pele (implante).

Os processos químicos têm as desvantagens de provocar hipertensão, diabetes e o seu efeito pode ser alterado devido ao álcool, tabaco e drogas.

O efeito dos métodos químicos pode ser alterado de diversas formas. A toma de drogas, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo pode alterar a forma como os contracetivos atuam, visto que estas substâncias podem reagir com os comprimidos.

A junção destas substâncias pode provocar problemas cardiovasculares, problemas de infertilidade, bem como agravar os malefícios das substâncias em causa.

bottom of page