top of page

Problemas do desenvolvimento embrionário e fetal

Durante a gravidez, podem ocorrer vários problemas, os quais podem ser

agrupados em três grupos:

• Aborto Natural

• Desenvolvimento de Deficiências

• Doenças e Infeções

 

 

 

  •  Genes ou cromossomas anormais: Muitas vezes, alterações nos genes e nos cromossomas do embrião/feto, que ocorrem ao acaso (raramente são problemas hereditários), são a causa do aborto. Alguns exemplos de anomalias são:

   - O óbito embrionário: em que o embrião está presente mas parou de se desenvolver:

   - A gravidez molar: ocorre quando a mãe ou o pai transmitiram um par extra de cromossomas;

   - Condições de saúde materna: estas podem ser a diabetes que não é controlada, infeções, problemas hormonais e problemas no útero.

  • Idade: A idade tem uma grande influência na possibilidade de ocorrer um aborto. Mulheres com mais de 35 anos têm um risco 20% maior do que uma mulher mais jovem de ter um aborto natural. A idade paterna também tem influência, visto que estudos comprovam que mulheres que engravidam de parceiros mais velhos têm um maior risco de ter um aborto natural.

  • Abortos anteriores: Mulheres que tiveram mais de dois abortos naturais consecutivos no passado têm uma maior probabilidade de ter outro.

  • Hábitos de Vida: Fumar, ingerir bebidas alcoólicas ou consumir outras drogas aumenta o risco de aborto.

  • Peso: Estar demasiado abaixo ou acima do peso considerado saudável para a mãe (de acordo com o Índice de Massa Corporal) aumenta este risco.

 

A maioria dos abortos espontâneos ocorre antes da 12ª semana da gravidez. É possível que a mãe nem saiba que teve um aborto se este ocorrer nas primeiras semanas. No entanto, existem sintomas que apontam para um possível aborto natural, dos quais:

 

  • Sangramento vaginal (embora, muitas grávidas que experienciam sangramento vaginal
    no primeiro trimestre da gravidez tiveram gravidezes bem sucedidas);

  • Dor lombar ou abdominal, leve ou intensa, ou cólicas;

  • Diminuição dos sinais de gravidez, como deixar de ter náuseas.

 

DESENVOLVIMENTO DE DEFICIÊNCIAS

 

Erros genéticos ou falta de cuidado durante a gravidez pode levar a que o embrião/feto desenvolva deficiências. Estas podem ser:

  • Motoras

  • Intelectuais

 

 

 

 

 

 

 

Deficiências intelectuais

Um deficiente intelectual é alguém cuja inteligência e habilidades gerais estão abaixo da média da população. Isto manifesta-se antes de a pessoa completar os 18 anos. Crianças que têm deficiências intelectuais demoram mais tempo a aprender a falar e a andar, e, mais tarde, durante as suas vidas, poderão necessitar de uma educação especial.

 

 

DOENÇAS E INFEÇÕES

  • Bacteriose Vaginal: provoca salpingite (uma inflamação nas tropas de Falópio), endometriose (uma doença do endométrio), infertilidade e a rotura  prematura das membranas que envolvem o feto

  • Chikungunya: se a mãe apanhar a doença enquanto estiver gravida, esta causara infeções graves no recém-nascido, problemas de pele e provocara convulsões.

  • DST, como a Clamídea, a Gonorreia, a Hepatite B, Herpes, SIDA e a Sífilis: para além de a mãe poder passar a doença sexualmente transmissível ao filho, sendo que este vai ter de viver com ela durante a vida, certas DST provocam abortos naturais, nados-mortos e nascimentos prematuros.

  • Uma simples constipação: a constipação pode se rapidamente tornar numa pneumonia durante a gravidez, devido ao facto de que durante a gravidez o sistema imunitário da mãe esta em baixo. Para além do mais, uma constipação grave pode levar ao nascimento prematuro do feto.

  • Listeriose: embora rara, se não for tratada pode levar a um aborto espontâneo ou a morte do feto no útero.

  • Rubéola: provoca abortos espontâneos, formação de doenças e problemas de desenvolvimento.

  • Zika: no feto, a doença causada pelo vírus da zika pode causar microcefalia, uma condição em que o cérebro da criança não se desenvolva como deveria. Para alem do mais, bebes cujas mães tiveram zika durante a gravidez apresentam problemas com a estrutura do cérebro, problemas de audição e/ou visão e crescimento anormal.

  • Febre do Dengue: resulta em nados-mortos, peso abaixo do saudável a nascença ou nascimento prematuro.

  • Infeções Urinárias: uma infeção nos rins da mãe pode levar a nascimentos prematuros e um aumento da possibilidade de, depois de nascer, o bebe morrer cedo

  • Varicela: pode fazer com que o embrião/feto desenvolva a síndrome de varicela congenital, que leva a nados-mortos, membros mal formados, problemas neurológicos e problemas de visão.

ABORTO NATURAL

Aborto natural ou aborto espontâneo é o nome dado à perda de uma gravidez antes da 20ª semana, causada pelo facto de a gestação não estar a decorrer como devia. O aborto natural é o problema mais comum na gravidez. e a possibilidade de este ocorrer diminui ao longo do período gestacional, ou seja, é muito mais provável ter um aborto natural na quinta semana que na décima oitava semana. Muitas vezes é difícil determinar qual a causa do aborto, no entanto são muitas as que podem levar a este acontecimento:

Deficiências motoras

Uma deficiência motora é uma disfunção física ou motora que pode ser desenvolvida na gravidez (congénita) ou adquirida (através de uma doença ou um acidente). A deficiência motora pode afetar o indivíduo a nível visual, auditivo, da mobilidade, da coordenação motora e da fala. Considera-se um deficiente motor qualquer pessoa que tenha uma deficiência motora permanente nos membros superiores ou inferiores.

Existem várias doenças que podem afetar o desenvolvimento de uma criança durante a gravidez. São causadas por agentes biológicos como baterias, vírus, fungos e parasitas.

Entre elas estão:

bottom of page